Como Aprender Inglês Sozinho: veja nossas dicas!

Os seres humanos sempre foram sociais. Isso significa que necessitamos da interação social com outras pessoas para que possamos seguir com a vida, enfrentar problemas ou até mesmo durante as horas de lazer. E a comunicação falada é sempre a melhor maneira de interagir com nossos semelhantes ao redor, ou ainda com pessoas de nacionalidades diferentes.

Aprender um segundo idioma se tornou algo essencial no mundo globalizado em que vivemos. Com isso podemos nos comunicar ao nos depararmos com alguém que veio de outro país, por exemplo, mas também é uma ajuda fundamental em situações de risco, como um pneu furado durante férias ao redor do mundo ou uma emergência médica fora do Brasil.

E a língua mais falada mundialmente, o inglês, é sempre uma boa opção para quem deseja se tornar bilíngue. Por este motivo vamos listar a seguir sete dicas para melhorar o seu aprendizado no inglês sozinho.

Confira:

Planejamento

Como você já deve imaginar, aprender uma nova língua pode levar tempo, e por esse motivo a primeira dica para aprender inglês por conta própria é o planejamento de suas tarefas e atividades diárias. Isso pode ser feito com uma simples lista enumerando estes afazeres e o tempo que gasta em cada um, para que assim possa saber se o estudo do inglês vai atrapalhar alguma responsabilidade, hora de lazer ou ainda as horas de sono, que também são um fator importante para aprender inglês e qualquer outra coisa durante o dia.

Organize-se

Como você pretende aprender sozinho, não terá a ajuda de professores presentes em cursos de inglês, por exemplo. Por esse motivo, a segunda dica é organizar um espaço apropriado para seus estudos diários, com iluminação adequada, que seja silencioso e agradável, pois você passará um bom tempo da sua semana nele. É importante que nesse espaço você tenha acesso a um computador com caixas de som ou fones de ouvido, para que assim possa ouvir melhor durante o estudo, e também microfones para que possa testar sua pronúncia. Um dicionário físico Português/Inglês também é uma boa ferramenta.Além disso, aplicativos como o Duolingo podem ajudar bastante.

Interesse pessoal

A terceira dica vai lhe ajudar a tornar os estudos mais atrativos e interessantes. Você deve começar a aprender inglês buscando conteúdo que traga seus assuntos favoritos, como por exemplo textos que falem sobre cultura pop, atualidades ou qualquer outro assunto que lhe agrade. Tentar traduzir suas músicas favoritas e cantar junto também é recomendado.

Praticando no dia a dia

Para que você tenha melhor prática tanto no entendimento das palavras e também na pronunciação do inglês, a quarta dica é sobre a ferramentas que você pode utilizar para praticar no cotidiano. Um bom exemplo são os filmes legendados. Experimente assistir seus filmes favoritos primeiro com legenda em português, depois com a legenda em inglês e por último sem legenda. Outra dica é o aplicativo HiNative, que permite o envio de frases faladas ou escritas por você em inglês para serem ouvidas e analisadas por falantes naturais da língua. Eles lhe darão respostas sobre sua pronúncia e nível de conversação. O app está disponível na Play Store e também na Apple Store.

Curiosidade

Tente levar os estudos para outras atividades cotidianas, como interações no trabalho, leitura de um jornal ou até mesmo tentar traduzir as placas de estabelecimentos comerciais por onde passa. Tente traduzir seus pensamentos ou frases que escuta de outras pessoas mentalmente. A curiosidade vai ser um fator importante para que você se adapte cada vez mais à língua inglesa.

Persistência

Como sabemos, o aprendizado pode levar tempo, e por isso você não deve desistir, mesmo que tenha problemas com alguma pronúncia, escrita ou outro quesito do Inglês. É importante que sua meta seja aprender a falar fluentemente e que nunca pare de treinar. Se você estiver com dificuldades ou ainda quiser se aperfeiçoar cada vez mais, pode buscar auxilio em sites de conversação ou ainda em vídeo aulas do Youtube, como as do canal Inglês Winner, por exemplo. (https://www.youtube.com/user/eslwinner)

Perdendo a timidez

Um dos maiores problemas na hora de praticar o Inglês é a timidez na hora de falar, pois podemos ter medo de dizer alguma coisa errada e quem escutar acabar achando graça. Mas isso é mais um medo da nossa cabeça do que real, e você deve procurar falar o Inglês com alguém que também esteja aprendendo ou que já seja fluente, para que assim teste mais ainda seus conhecimentos e se aperfeiçoe cada vez mais. Procure em seu círculo de amigos alguém que possa lhe ajudar a praticar a fala e se possível a escrita também.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que possam com sucesso aprender inglês em casa, sozinhos(as) ok?

Se houverem dúvidas ou sugestões de outros artigos, podem deixar nos comentários!

Comments are closed.