Como limpar o sofá da maneira certa?

Limpar o sofá não é apenas zelo com o material, é cuidar principalmente da saúde. Prolongar a vida útil do sofá e evitar males alérgicos, podem ser diminuídos com a manutenção certa.

Ele faz parte da vida da família: o sofá. Ele é cultuado em alguns seriados de TV, e em vários filmes no cinema. Por isso, limpar o sofá é tarefa prioritária.

Por ter vários tipos e formatos, existem formas específicas para limpar sofás de couros, tecidos, chenille e outros materiais. O ideal é no momento de comprar já identificar como fará a manutenção, já para programa-la de acordo com o uso.

Lavar ou limpar o sofá é imprescindível para durabilidade do sofá. Poeira e umidade aos poucos vão desgastando os fios, e tirando elasticidade de alguns materiais.

Qual o tipo do seu sofá?

É possível fazer a limpeza do seu sofá de várias formas, como já mencionado dependerá de sua composição. Para limpar o sofá poderá fazer uso de aspiradores de pó, vaporizadores e de um simples pano.

Mas, para escolher qualquer equipamento ou produto para limpar o sofá, saiba de que material ele foi fabricado. Isso é possível verificando numa etiqueta que ficar por trás dele.

Basicamente terão símbolos/letras que dirão a forma certa de limpeza, eles podem ser:

– Etiqueta com a letra “P”, poderá usar aspirador e limpar com pano de limpeza a seco;

– Etiqueta com a letra “W”, liberado o uso de pano úmido e detergentes;

– Etiqueta com a letra “F”, precisará de uma limpeza a seco realizada por profissionais;

– Etiqueta com a letra “O”, a limpeza precisará de água fria apenas.

A maneira correta

Agora que já sabe qual é o tipo de limpeza que poder ser realizada em seu sofá, vamos listar algumas dicas úteis para serem aplicadas nos 3 modelos básicos: tecido, vinil e couro.

1- Limpar sofá de tecido: aspire o sofá, retirando as almofadas ou encostos removíveis. Prepare uma solução com detergente, ou água e vinagre e passe no sofá. Depois remova a solução com pano limpo.

2 – Limpar sofá de vinil: com pano úmido passe solução de detergente removendo toda sujeira. Também, poderá usar bicarbonato de sódio para potencializar a limpeza. Por fim, seque com pano limpo.

3 – Limpar sofá de couro: use um pano úmido, sem produtos. Depois de secar com pano limpo, poderá utilizar hidratantes específicos para couro, o que manterá o brilho do estofado.

No caso dos sofás de tecido, é interessante uma vez no ano contratar uma empresa para fazer uma impermeabilização. Esse procedimento conserva seu sofá e ainda o torna resistente a quedas de líquido.

Conserve seu sofá

Limpar o sofá tem de ser hábito. Além de móvel preferido da família, ele é um item de decoração da sala de estar. Mantê-lo conservado dá harmonia necessária ao ambiente.

Cuide de seu amigo de todas as horas. Limpar o sofá incide diretamente no seu bem-estar. Aproveite essas dicas e faça a limpeza correta dele.

Comments are closed.